Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Trabalho de geografia 8ª série

(CAPA)

GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO ESPÍRITO SANTO
EEEF MARIANO FIRME DE SOUZA
CIÊNCIAS HUMANAS
GEOGRAFIA




(NOMES)





LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DA IMAGEM DE SATÉLITE
BAIRRO BANDEIRANTES: ENTORNO DA ESCOLA
























CARIACICA
2010
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO ESPÍRITO SANTO
EEEF MARIANO FIRME DE SOUZA
CIÊNCIAS HUMANAS
GEOGRAFIA












Trabalho de Geografia apresentado ao Professor Esp. Iuri Campos de Souza como requisito parcial para nota e aprovação no 3º trimestre do ano de 2010.

























CARIACICA
2010
SUMÁRIO

















































INTRODUÇÃO

















































2- MAPA TEMÁTICO

















































3- METODOLOGIA


(aqui vocês vão relembrar de tudo que fizeram para construir esse trabalho e escrever como se fosse uma receita, um passo a passo.













































4- ANÁLISES DO ESPAÇO
(aqui vocês vão expor as análises que vocês fizeram tanto ao analisarem os mapas bem como na análise empírica (campo).



4.1 Áreas Comerciais
(possui ou não possui? Porque possui e porque não possui? Se existem em que locais essas áreas estão, ruas e etc.?)




4.2 Áreas Residenciais
(possui ou não possui? Porque possui e porque não possui? Se existem em que locais essas áreas estão, ruas e etc.?)




4.3 Áreas Industriais
(possui ou não possui? Porque possui e porque não possui? Se existem em que locais essas áreas estão, ruas e etc.?)




4.4 Áreas Rurais
(possui ou não possui? Porque possui e porque não possui? Se existem em que locais essas áreas estão, ruas e etc.?)





















CONCLUSÃO

(Analise tudo o que escreveu e faça aqui um resumo de tudo que foi visto em sala de aula)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Região Norte do Brasil

Região Norte - Fauna


Peixe Pirarucu


Anta

Garça Amazônica

Guaribá Vermelho


Macaco Barrigudo

Região Norte - Flora






Região Norte - Recursos Hídricos






Região Norte do Brasil

Informações e dados da região Norte do Brasil 

Aspectos Físicos:

  1. · EstadosAcreAmapáAmazonasParáRondôniaRoraima e Tocantins.
  2. · Vegetação: Floresta Amazônica (quase todo território da região norte), vegetação de mangue (litoral do Amapá e Pará) e Cerrado (extremo sul do Amazonas, Pará, Tocantins e Rondônia).
  3. · Clima: prevalece na região o clima equatorial, com temperaturas elevadas e índice pluviométrico (de chuvas) elevado.
  4. · Rios Principaisrio Amazonas, rio Negro, rio Solimões, rio Xingú, rio Tocantins, rio Madeira, rio Juruá, rio branco, rio Tapajós, rio Paru e rio Uamutã.
REGIÃO NORTE



A Região Norte possui extensão territorial de 3.853.322,2 quilômetros quadrados, correspondendo a, aproximadamente, 45% da área total do Brasil. A floresta Amazônica cobre a maioria do território dos estados que integram o Norte, com predominância do clima equatorial e temperatura elevada, além dos altos índices pluviométricos (chuvas). A hidrografia é composta pelos grandes rios que formam as bacias hidrográficas Amazônica e do Tocantins.


Região Norte - População

Apesar de ser a maior região do país, o Norte é o segundo complexo regional menos habitado, somente o Centro-Oeste possui quantidade de habitantes inferior. Conforme contagem populacional realizada em 2009, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população nortista soma 15.359.608 habitantes, sendo a densidade demográfica (população relativa) de 4 habitantes por quilometro quadrado; o crescimento demográfico é de 2,9% ao ano, considerada a maior média do país. 

Há uma grande heterogeneidade na composição dos habitantes da Região Norte: cerca de 128.149 índios de diversas etnias; nos estados do Pará, Amazonas e Tocantins é significativo o número de imigrantes nordestinos, em especial do Ceará e do Maranhão; no Acre e em Rondônia há grande concentração de imigrantes paranaenses e gaúchos.

Região Norte - Economia

Com participação de apenas 5% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, sendo a menor contribuição entre todas as regiões do país, a Região Norte tem sua economia impulsionada pelo extrativismo (látex, açaí, madeira, castanha, etc.) e pela mineração, com destaque para a Serra dos Carajás (Pará), de onde se extrai a maior quantidade de minério de ferro no país, além da Serra do Navio (Amapá), grande produtora de manganês.
A indústria também exerce grande importância na capitação de receitas financeiras. O Polo Industrial de Manaus, composto por mais de 500 indústrias de variados segmentos (eletroeletrônico, químico, informática, fabricação de motos, bicicletas, alimentício, etc.), é um dos grandes destaques desse setor da economia. A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), que se expandiu através de políticas de incentivos ficais, é outro destaque na Região Norte.

sábado, 23 de outubro de 2010

Orientação

Localizar-se, estabelecer caminhos e orientar-se para seguir a direção certa: isso sempre acompanhou a história do homem na Terra. O que mudou, ao longo do tempo, foram os recursos (equipamentos, instrumentos), as características do espaço geográfico e, por conseqüência, os referenciais para localização e para orientação.
Dependendo das características do espaço geográfico, dos aspectos culturais dos povos, da disponibilidade de equipamentos, recursos, como plantas e mapas, e dos referenciais, a maneira de orientar-se e localizar-se variam.
Pode-se localizar tomando por base referenciais como ruas, construções, estradas, rios, etc (situação comum à maioria das pessoas), ou por meio de conhecimentos geográficos, tais como: interpretação de plantas e mapas; domínio de noções sobre coordenadas geográficas - latitude e longitude -, manuseio e leitura de equipamentos, como GPS, bússola.

Rosa-dos-Ventos




Exercício

1) Analisando o mapa abaixo, quais possíveis caminhos e orientação (pontos cardeais e colaterais) que você pode obter ao sair da Rua Sergipe até a Rua Dom Pedro I ?

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Mapas temáticos do Espírito Santo

Mapas temáticos do Espírito Santo - População

População 2000
População 2007
Densidade demográfica 2000
Densidade Demográfica 2007

Cartografia - Mapas

Um mapa é uma representação visual de uma região. Estes mais conhecidos são representações bidimensionais de um espaço tridimensional. Aciência da concepção e fabricação de mapas designa-se cartografia. Por vezes a cartografia se debruça sobre a projeção de superfícies curvas sobre superfícies planas, no processo chamado planificação.

Os mapas mais antigos que se conhecem foram encontrados na antiquíssima cidade de Hank Sukur, na Turquia, e datam de cerca de 6200 a.C., estando pintados numa parede. Existem também mapas em outras culturas ancestrais como por exemplo na asteca, na esquimó, na mesopotâmica, etc. Com a invenção do papel passaram os mapas a ser desenhados em folhas (talvez daí subsista quase como sinônimo a palavra carta), mais concretamente do termo grego que designava as folhas de papiro usadas na execução dos mapas, e que era karte. O termo carta é normalmente usado para referir mapas antigos. Na Idade Média, os mapas em uso na Europa eram frequentemente centrados em Jerusalém, e com o Oriente para cima.
Um dos grandes passos na evolução dos mapas é dado na época dos Descobrimentos, quando as áreas representadas eram bem maiores que anteriormente e havia a necessidade de obter bons níveis de precisão posicional para conseguir navegar com relativa segurança.




Boas vindas!

Queridos alunos, professores, colegas...

Estou abrindo esse novo espaço para juntos podermos estreitar nossas relações, bem como divulgar coisas importantes no que concerne ao ensino de Geografia.
Não somente um espaço para publicação de textos e exercícios, quero também que este espaço seja um canal aberto para que possamos defender nossos interesses diante das necessidades que possuímos de construção de um mundo melhor.
A geografia tem em sua essência a clara responsabilidade de formar cidadãos e é diante disso que começamos esse blog com esse intuito "Cidadania para a Vida".

Grande abraço,

Professor Iuri Campos de Souza